23 de jun de 2014

A importância do estágio na vida profissional



A importância do estágio na vida profissional


O estágio constitui o primeiro passo no mercado de trabalho, e seu comportamento durante esse período é fundamental para delinear o tipo de profissional que você será no futuro.

Responsabilidade nas ações desenvolvidas, comprometimento com o trabalho e com a empresa, assiduidade e confidencialidade são quesitos essenciais e sempre desejáveis em qualquer estagiário. Apresentando-se assim, sua carreira será, sem dúvidas, um sucesso.

De olho em seu futuro profissional, varias empresas e órgãos públicos oferecem aos jovens estudantes a oportunidade de dar esses primeiros passos.

Veja as vantagens de participar de um programa de estágio:

  • Promove a capacitação profissional.
  • Integra o jovem no mercado de trabalho.
  • Propicia o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais.
  • Desenvolve a responsabilidade e comprometimento do jovem com a sua carreira.
  • Proporciona oportunidade de aprimoramento tecnológico.
  • Atualmente o conhecimento e as habilidades constituem-se em fonte de vantagem competitiva, sendo que o aprendizado, muitas vezes, só é conseguido no ambiente de trabalho.
  • Possibilita perceber as próprias deficiências e buscar o aprimoramento.
  • Incentiva o exercício do senso crítico e estimula a criatividade.
É obrigatória a existência de correlação entre o currículo de formação profissional do estagiário e as atividades que lhes serão atribuídas pela empresa / órgão público.

Podem se candidatar aos estágios, estudantes de nível médio, estudantes de cursos profissionalizantes e estudantes do nível superior, regularmente matriculados e com freqüência efetiva.

A carga horária dos estágios vão de 4 a 6 horas diárias e devem ser compatível com a freqüência escolar.

O estágio tem duração de 06 a 24 meses.

O estágio na maioria das empresas e órgãos públicos se dá através de agentes de integração.

De um modo geral, os estudantes interessados em participar de um programa de estagio, devem se cadastrar junto aos agentes de integração. Feito o cadastro, escolher os programas de estágio de seu interesse e fazer sua inscrição.

A remuneração se dá através de bolsa auxilio. Em alguns casos existem outros benefícios como auxilio transporte e alimentação.

Agentes de Integração: