8 de out de 2015

CESPE será a Banca Organizadora do Concurso do INSS

CESPE será a Banca Organizadora do Concurso do INSS

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 950 vagas, que foi autorizado em junho, será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos - CESPE.

A expectativa é de que o edital seja publicado ainda este ano, o mais tardar até o início de dezembro.

Foram autorizadas 800 vagas para Técnico do Seguro Social (nível médio) e 150 para Analista do Seguro Social - graduação em Serviço Social.

Para se inscrever no cargo de Técnico é necessário nível médio completo. Os aprovados no concurso receberão remuneração de R$ 4.400,87, com gratificações. Já o cargo de Analista, além de nível superior completo, também exige registro no conselho da classe profissional. A remuneração é de R$ 6.136,19.

O Técnico do Seguro Social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

O Analista do Seguro Social é responsável por instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

As Provas

A banca utiliza a metodologia do "certo" e "errado", em que uma resposta errada anula uma certa, o que inibi o acerto pelo "chute". Assim, o candidato deve responder as questões que sabe e anular as que não sabe (para anular a questão basta assinalar as duas alternativas ou deixá-la em branco).

A Cespe valoriza o entendimento e a compreensão dos assuntos, e não a memorização pura e simples.

"É uma banca que valoriza o conhecimento e a capacidade de interpretação do candidato, mais do que a simples "decoreba". Enquanto numa prova de múltipla escolha você pode comparar quatro ou cinco itens de uma mesma questão, no Cespe cada item é uma questão a ser julgada e, o que mais assusta é que a cada item que o candidato erra perde um ponto. Numa prova de 150 itens, se o candidato acertar 75 e errar 75, sua pontuação será 0. Isso assusta muitos candidatos, mas na verdade essa forma de pontuação favorece muito quem está mais bem preparado", diz Rodrigo Menezes.

Com informações do G1

Participe do Nosso Grupo de Estudos
www.facebook.com/groups/grupodeestudosinss


--------------------------------------------------------------------------------------------------
Estamos no Twitter e no Facebook.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Concurso Virtual_INSS